Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vendas

Comércio paranaense caiu 3% no primeiro semestre

Redação - Folha de Londrina
19 ago 2002 às 18:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O comércio no Paraná teve queda de 3% nas vendas do primeiro semestre deste ano e a expectativa é que no segundo semestre também haja redução nas vendas, se o dólar se mantiver na cotação atual. A avaliação foi feita nesta segunda-feira pelo Sindicato dos Comerciários de Curitiba e região metropolitana (Sindicom), junto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

O Sindicom avalia que o comércio só vai conseguir melhorar o desempenho no segundo semestre se o setor vencer uma queda de braço com a indústria. ''A variação cambial já chegou à indústria, que já está a incorporando nos preços. O comércio sabe que as vendas estão em queda e que esse repasse prejudicaria mais ainda'', avaliou o economista técnico do Dieese, Cid Cordeiro. Para ele, se o dólar se mantiver na casa dos R$ 3,00, o repasse de custos da indústria será inevitável. ''O que será discutido nesse caso vai ser o percentual de repasse. O comércio deverá reduzir a margem de lucro para não haver redução ainda maior de vendas'', acrescentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O único segmento que teve aumento de vendas neste semestre foi o de combustíveis e lubrificantes (variação de 11,2%) e o de móveis e eletrodomésticos (0,2%). O comércio varejista teve queda de 3%; o de hipermercados, supermercados, bebidas e fumo, -7%; tecidos e vestuário, -16,3%; artigos pessoais, -0,2%; veículos e motos e peças, -10,2%. apresentou retração nas vendas deste ano no Paraná. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o diretor do Sindicom, José Milton Camargo, a variação cambial, a manutenção da crise na Argentina e a queda de 5% na renda da família paranaense (dados de abril) são os responsáveis pela queda nas vendas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diversos setores e perfis

Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana

Imagem de destaque
Nova regra

Limitar ganho do salário mínimo ao arcabouço aumenta desigualdade, prevê estudo da USP

Imagem de destaque
Plataformas de apostas

Brasil está enxugando gelo no bloqueio a bets ilegais, diz presidente da Anatel

Imagem de destaque
Direito do trabalhador

Primeira parcela do 13º salário precisa ser paga até dia 30 de novembro


Mesmo com retração das vendas, o nível de emprego do comércio no Paraná aumentou 2,7% no primeiro semestre. O crescimento ocorreu com maior força no Interior, por causa do aumento de renda agrícola, explicou Cordeiro. Para ele, o aumento no número de vagas também mostra um certo otimismo com a retomada do crescimento da economia brasileira.

Publicidade


*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina


Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.

» Leia mais no site da BBC Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo