A operadora de telefonia Embratel foi multada na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por ter cometido muitos erros no envio de contas de telefone aos usuários. A jornalista Carmem Célia Tafinato, de Curitiba, foi vítima dessas irregularidades e está indignada com a baixa qualidade do atendimento da empresa para resolver o problema.
Carmem conta que desde que se mudou para o atual endereço, em setembro do ano passado, ela nunca recebeu uma conta da Embratel, apesar de ter usado a operadora para ligações interurbanas. "No sábado retrasado, fui fazer um telefonema para Salvador, mas não consegui completar a ligação. O que aconteceu é que havia uma gravação me informando que a minha linha estava bloqueada para utilizar o 21 (código da operadora)", descreve.
Na segunda-feira seguinte, dia 04 de junho, Carmem diz que ligou para o serviço de atendimento da Embratel para saber o que estava acontecendo. "Me disseram que eu estava com problema de atualização de cadastro, mas eu recebo contas da Telepar (operadora local) no meu endereço", diz. O funcionário da Embratel então informou à Carmem que ela estava com uma dívida de R$ 376,00. Carmem foi até a Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon) na quarta-feira passada atrás de orientações.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Com reforma do governo, estados e municípios perderão até 80% de IR retido na fonte
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
Durante a negociação que estava sendo feita entre o Procon e a Embratel, mais irregularidades apareceram. O funcionário da operadora disse que a linha utilizada por Carmem estava cortada desde novembro do ano passado, segundo informações da Telepar. "Isso é simplesmente impossível, porque é o telefone que eu uso", conta. O Procon entrou em contato com a Telepar, mas as dúvidas não foram resolvidas, conta o coordenador do Procon, Naim Akel Filho. "Obtivemos informações divergentes nas operadoras, e vamos voltar ao caso nos próximos dias", relata Akel.
"O problema é que é o consumidor que tem que correr atrás, não há atendimento que auxilie. Para piorar, a Embratel está barrando a ligação de quem não paga", opina Carmem. Ela conta que até concorda em pagar a dívida que tem com a Embratel, mas antes ela quer ter certeza de que isso não vai acontecer novamente.