28/10/20
PUBLICIDADE
Dados

Consumo de energia elétrica registra queda de 3,4% em junho, diz ONS

O mês de junho registrou queda de 3,4% no consumo de energia elétrica no país, em relação ao mesmo período do ano anterior. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). De acordo com o boletim, a razão é a diminuição da atividade econômica em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Também pesou a influência de fatores fortuitos, como o número de dias úteis e a temperatura.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


No acumulado dos últimos 12 meses, houve variação negativa de 2% na carga do SIN (Sistema Interligado Nacional), se comparado com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o boletim, em junho, foi registrada, pela terceira vez consecutiva, queda no consumo de energia em todos os subsistemas.

"O mais afetado continua sendo o Nordeste com queda de 5,1%; seguido do Sudeste/Centro-Oeste, com retração de 3,9%. Já o Norte com 1,7% a menos e o Sul com recuo de 0,7%", disse o operador.

Apesar da queda em comparação com mesmo mês do ano passado, os percentuais de uso de eletricidade apresentaram elevação de 2,5% na comparação com o mês anterior, maio. O ONS disse que o aumento foi ocasionado, principalmente, pela flexibilização das medidas de isolamento social, com aumento das atividades econômicas.

De acordo com operador, apesar das notícias positivas sobre os volumes de produção, a retomada ainda é modesta, com as empresas operando em níveis abaixo da sua capacidade. Além disso, também contribuiu para o resultado da carga no período, o maior número de dias úteis quando comparado com maio.

"É importante destacar que, apesar da melhora do setor nesses últimos dois meses, a recuperação representa somente 60% do que foi perdido entre março e abril. De maneira geral, os resultados dos indicadores utilizados no processo de análise do comportamento da carga sugerem, embora ainda muito distantes dos níveis anteriores ao início da pandemia, que o pior momento tenha passado", informou o ONS.
Agência Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Jardim Acapulco

Suspeito de violar medida protetiva é detido pela GM na região sul

28 OUT 2020 às 16h53
Nesta sexta-feira

PRF inicia Operação Finados 2020 nas rodovias do Paraná

28 OUT 2020 às 15h17
Ciclo 3

Caixa paga auxílio emergencial para nascidos em outubro

28 OUT 2020 às 14h16
'Sem restrições'

Compra da Sercomtel pelo Fundo Bordeaux é aprovada pelo Cade

28 OUT 2020 às 12h31
Foi fake news?

Falsa notícia de prisão do assassino de ator mirim no PR movimenta a imprensa nacional

28 OUT 2020 às 12h19
Veja dicas!

Apresentando recursos online que permitem a obtenção de renda adicional

28 OUT 2020 às 12h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados