A revista inglesa Euromoney, especializada em economia e negócios, classificou a Copel entre as dez empresas brasileiras com melhores práticas em "Gestão Corporativa". A classificação resultou da avaliação de uma série de aspectos relacionados à gestão corporativa, comprometimento com resultados, transparência e relacionamento com o mercado.
O levantamento foi feito pela publicação por meio de uma pesquisa junto a companhias de grande porte dos chamados países "emergentes", classificando 183 organizações. Entre as empresas estabelecidas no Brasil, a Copel ficou em décimo lugar.
No caso da Copel, a pesquisa feita pela revista Euromoney atribuiu grande destaque aos fatores associados à transparência das informações e das demonstrações contábeis, e também à presteza no atendimento ao mercado investidor.
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A manifestação da Euromoney foi muito bem recebida pelo diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Copel, Ricardo Portugal Alves. "É um importante reconhecimento de nível internacional ao permanente esforço da Companhia para se posicionar de maneira ética e absolutamente transparente diante da sociedade e do mercado investidor", disse.
Prêmio Transparência - A conduta da Copel na prestação de informações ao mercado financeiro também está sendo reconhecida pelos maiores especialistas do Brasil em análise de balanços e de demonstrações contábeis.
Esses profissionais realizam, todo ano, o Prêmio Transparência, uma promoção conjunta da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), da Fundação Instituto de Pesquisas de Contabilidade Atuariais e Financeiras (Fipecafi), vinculada à Universidade de São Paulo, e Serasa, empresa de informações cadastrais.
Mantendo uma tradição iniciada em 1998, o balanço anual da Copel foi classificado entre os dez melhores e mais completos do país, selecionados entre os cerca de dois mil que foram publicados este ano no Brasil. O balanço da Copel tem chances de vir a ser novamente apontado como o melhor de todos, a exemplo do que aconteceu nos anos de 1998 e 1999.
O nome da empresa vencedora do Prêmio Transparência 2002 será anunciado nesta quinta-feira à noite, em São Paulo. Segundo os organizadores, a seriedade e a credibilidade das entidades que coordenam o prêmio atestam, pela análise especializada e independente que fazem, a qualidade dos balanços e a exatidão das informações apresentadas.
"É a resposta brasileira aos abalos provocados no mundo dos negócios pelos recentes acontecimentos internacionais", definem os dirigentes da Anefac. O objetivo dessa iniciativa é destacar e homenagear as empresas que se esforçam para oferecer ao público informações fiéis e completas a respeito de sua situação econômica e financeira, expondo em seus balanços muito mais do que as informações exigidas por lei.