Pesquisar

Canais

Serviços

AEN
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Páscoa 'salgada'

Preço do chocolate varia até 80% no Paraná

Redação Bonde com Agência Estadual de Notícias
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Datas tradicionais - quando há um aumento significativo do consumo de chocolate, pescados e bacalhau - a Semana Santa e a Páscoa exigem a atenção do consumidor na compra de produtos típicos, a fim de evitar transtornos e até possíveis danos à saúde. Para isso, o Procon-PR dá algumas orientações que podem auxiliar. A primeira é a pesquisa de preços de ovos de chocolate, barras, bombons e colombas realizada em nove supermercados de Curitiba (Angeloni, Big, Carrefour, Condor, Extra, Mercadorama, Muffato, Pão de Açúcar e Walmart), entre 19 e 30 de março.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Conforme o levantamento, o consumidor pode pagar até 83,8% a mais no mesmo produto se deixar de pesquisar, como no Bombom Kisses, da Hershey’s, 280g, que foi encontrado entre R$ 9,78 e R$17,98. Os dados estão disponíveis no portal do Procon-PR na internet (www.procon.pr.gov.br) no link pesquisas.

Continua depois da publicidade


DICAS - É importante definir o tipo de ovo a ser comprado e realizar a pesquisa de preços. Nesse sentido, os dados do Procon-PR podem auxiliar o consumidor. A coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro lembra um outro fator importante: que se evite levar crianças às compras, uma vez que, influenciadas por modismos, acabam escolhendo produtos que podem ter um custo mais elevado. Quanto aos ovos de chocolate e produtos afins, deve ser observado se o rótulo apresenta informações como a data de validade, peso líquido e composição. Algumas pessoas não podem ingerir açúcar ou glúten e isto precisa ser verificado na hora da compra.


É recomendável ler com atenção o peso dos ovos de chocolate, pois, apesar do mesmo número, há diferenças de peso entre as marcas. Se houver brinquedos ou outros brindes no interior do produto, o consumidor deve observar se na embalagem há o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo. A embalagem não pode apresentar sinais de violação, furos, rasgos e partes amassadas e o produto deve estar distante de materiais de limpeza ou que apresentam odor forte e fontes de calor.

Continua depois da publicidade

As condições da embalagem são importantes para a proteção contra insetos e contaminação. Produtos de fabricação caseira devem seguir as mesmas regras dos industrializados.


Continue lendo