Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Páscoa 'salgada'

Preço do chocolate varia até 80% no Paraná

Redação Bonde com Agência Estadual de Notícias
31 dez 1969 às 21:33
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Datas tradicionais - quando há um aumento significativo do consumo de chocolate, pescados e bacalhau - a Semana Santa e a Páscoa exigem a atenção do consumidor na compra de produtos típicos, a fim de evitar transtornos e até possíveis danos à saúde. Para isso, o Procon-PR dá algumas orientações que podem auxiliar. A primeira é a pesquisa de preços de ovos de chocolate, barras, bombons e colombas realizada em nove supermercados de Curitiba (Angeloni, Big, Carrefour, Condor, Extra, Mercadorama, Muffato, Pão de Açúcar e Walmart), entre 19 e 30 de março.

Conforme o levantamento, o consumidor pode pagar até 83,8% a mais no mesmo produto se deixar de pesquisar, como no Bombom Kisses, da Hershey’s, 280g, que foi encontrado entre R$ 9,78 e R$17,98. Os dados estão disponíveis no portal do Procon-PR na internet (www.procon.pr.gov.br) no link pesquisas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


DICAS - É importante definir o tipo de ovo a ser comprado e realizar a pesquisa de preços. Nesse sentido, os dados do Procon-PR podem auxiliar o consumidor. A coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro lembra um outro fator importante: que se evite levar crianças às compras, uma vez que, influenciadas por modismos, acabam escolhendo produtos que podem ter um custo mais elevado. Quanto aos ovos de chocolate e produtos afins, deve ser observado se o rótulo apresenta informações como a data de validade, peso líquido e composição. Algumas pessoas não podem ingerir açúcar ou glúten e isto precisa ser verificado na hora da compra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preços mais controlados

Projeção de inflação para 2017 volta a cair e se aproxima do centro da meta

Imagem de destaque
Em 2009

Real tem valorização de 31,44% em relação ao dólar

Imagem de destaque
Aumentou exemplares vendidos

Cai preço médio de livros no país, revela pesquisa

Imagem de destaque
Ao Governo Federal

PR pede intervenção para amparar venda de milho e trigo


É recomendável ler com atenção o peso dos ovos de chocolate, pois, apesar do mesmo número, há diferenças de peso entre as marcas. Se houver brinquedos ou outros brindes no interior do produto, o consumidor deve observar se na embalagem há o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo. A embalagem não pode apresentar sinais de violação, furos, rasgos e partes amassadas e o produto deve estar distante de materiais de limpeza ou que apresentam odor forte e fontes de calor.

As condições da embalagem são importantes para a proteção contra insetos e contaminação. Produtos de fabricação caseira devem seguir as mesmas regras dos industrializados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade