A movimentação de contêineres no Porto de Paranaguá, do início do ano até ontem, cresceu 22% em relação ao mesmo período de 2000. A diretoria da instituição estima um crescimento de 25% neste ano, baseado no desenvolvimento industrial do estado, que motiva a importação e exportação de cargas, e também a reformas feitas no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Os investimentos no TCP, de janeiro de 2001 até agosto de 2002, devem somar R$ 128 milhões. O gerente comercial do terminal, Marcelo Merder, disse que desse montante, R$ 50 milhões serão gastos em equipamentos portuários, e o restante em obras de infra-estrutura.
O perfil do Porto de Paranaguá sempre foi definido como agrícola, e de acordo com o diretor da instituição, Luiz Ivan de Vasconcelos, ainda é muito cedo para dizer se esse perfil vai mudar para industrial. "O que houve foi um aumento desse setor principalmente nos últimos anos, com a instalação de uma série de indústrias, não só de automóveis mas como de vários segmentos, no Estado", opinou.
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O gerente comercial do TCP concorda com essa colocação. "O grão ainda tem sua importância no porto, mas os contêineres passam a ter um papel maior", disse. Segundo ele, ainda deve ocorrer um aumento na movimentação desse tipo de cargas, porque ainda não estão disponíveis em Paranaguá todas as tecnologias disponíveis para a movimentação de contêineres.
Depois que o TCP foi privatizado, em novembro de 1998, Merder afirmou que foram feitos investimentos emergenciais e outros de longo prazo, principalmente em modernização dos sistemas de administração. "Conseguimos organizar muito melhor o terminal", garantiu. Ele citou como exemplo um programa de computação que localiza imediatamente um contêiner específico, diminuindo o tempo de espera das transportadoras.
Dos cerca de 100 mil contêineres que passaram pelo porto neste ano, 46 mil foram exportados e 54 mil importados. No ano passado inteiro, foram contabilizados 252.679 contêineres, sendo cerca de 115 mil embarques e 136 desembarques. Esses números englobam a movimentação do TCP, que recebe apenas navios carregados exclusivamento com contêineres, e do Porto de Paranaguá. Segundo Merder, considerando apenas o trabalho do TCP, o aumento neste ano em relação ao mesmo período do ano passado foi de 27%.
A Brasil Telecom foi uma das empresas que colaborou para o aumento do movimento de contêineres no Porto de Paranaguá. De acordo com a operadora, entre janeiro a abril deste ano, mais de 500 foram descarregados. Neste processo, a empresa declarou que recolheu mais de R$ 16 milhões em tributos estaduais e federais, como o Imposto sobre Produtos Insutrializados (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).