Comemora-se nesta terça-feira, 15 de março, o Dia Nacional do Consumidor. Data que foi estabelecida em prol dos direitos e obrigações de consumidores e fornecedores de produtos e serviços. Atualmente, o verbo consumir tornou-se um dos preferidos da humanidade.
Comer, beber e vestir deixaram de ser simples atos de sobrevivência para se tornar um estilo de vida. Ter, muitas vezes, significa ser. Por isso, o consumidor passou a ter uma posição privilegiada nesse mundo capitalista e se encheu de direitos.
Com a criação do Código de Defesa do Consumidor em 1991, entidades que sempre lutaram para que os direitos daqueles que pagam para que um produto ou um serviço sejam cumpridos, ganharam base legal para agir. O Procon (Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor) e o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) instruem aquele que se sente lesado a procurar um meio de resolver seu problema.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Mesmo com tantas leis e mecanismos de defesas, o consumidor não está imune ao abuso de empresas e prestadoras de serviços. Um caso bastante recente e famoso se refere aos problemas de telefones celulares.
Feliz Dia do Consumidor!