Em outubro, após cinco meses de expansão, o emprego na indústria registrou queda (-0,2%), informa o IBGE. Em comparação a outubro de 2.003 houve um aumento de 4,2%.
O acumulado no ano ficou em 1,4% e o dos últimos doze meses, em 0,9%. Segundo o índice de média móvel trimestral, o ligeiro recuo de 0,2%, assinalado na passagem de setembro para outubro, não reverte a trajetória positiva do emprego.
Das 14 áreas pesquisadas, 12 apresentaram aumento no total de empregos em relação a outubro de 2003, com destaque para São Paulo e Minas Gerais, onde houve aumento de 4,7% e 6,6% no total de postos de trabalhos, respectivamente. Por outro lado, as principais quedas ocorreram no Rio de Janeiro (-1,4%) e Rio Grande do Sul (-0,4%).
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Salários
Em outubro, a folha de pagamento dos trabalhadores da indústria,recuou 0,9% em relação ao mês de setembro, revertendo o crescimento registrado entre agosto e setembro (0,2%).
Nos demais indicadores, os salários industriais apresentaram expansão: 9,8% em comparação a outubro do ano passado; 9,3% no acumulado no ano e 7,6% no acumulado nos últimos 12 meses.