Dezenas de consumidores foram lesados esta semana com o fechamento da loja Vip Center Informática. A empresa, que comercializava computadores, cobrava os produtos adiantado e deixou de entregar vários equipamentos. O caso está sendo investigado pela Delegacia do Consumidor.
A Coordenadoria de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon) registrou, entre segunda e quarta-feira, 17 atendimentos de falta ou atraso de entrega de produtos de informática, motivado pelo fechamento da loja.
De acordo com o empresário Hélio Pereira Cury, lesado pela Vip, o golpe deve ter sido bem planejado. "Eles colocaram um anúncio no jornal de domingo fazendo promoções, venderam bastante na segunda-feira e fecharam as portas na terça de madrugada", afirmou.
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O executivo de contas D.C.O, que não quis se identificar, disse que foi até à Vip no dia 28 de setembro para comprar um computador, fechou negócio e deu entrada de R$ 1 mil e seis cheques de R$ 160,00. "Me disseram que na segunda-feira (dia 1º) eu poderia passar lá. Fui no final da tarde mas disseram para voltar no dia seguinte. Quando cheguei encontrei a loja fechada", relata. Ele sustou os cheques que parcelou, mas afirmou que tem poucas esperanças de recuperar o valor da entrada.
O número total de pessoas lesadas ainda não é conhecido, já que a empresa cobrava adiantado e prometia entregar os produtos de uma semana a dez dias depois. A empresa funcionava há pelo menos quatro anos e prestava assistência técnica para várias empresas, segundo informações de clientes.