Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Seu direito

Entenda o 13º e as novas regras para tirar férias

Luana Borges – Especial para o Bonde
28 nov 2018 às 20:00
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em novembro, o clima das festas de fim de ano já toma conta da vida das pessoas. Mas é a expectativa pelo 13º salário que mais anima os trabalhadores. Com a renda que corresponde a 1/12 da remuneração por mês trabalhado no ano, é possível quitar dívidas, comprar presentes de Natal, programar uma viagem ou simplesmente poupar para as contas pesadas que estão por vir em janeiro.
Trabalhadores urbanos, rurais e domésticos têm direito ao 13º, que é calculado a partir do último salário recebido pelo funcionário. "A legislação obriga o empregador a realizar o pagamento em duas parcelas, sendo a primeira entre 1º de fevereiro a 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro", esclarece o advogado Sérgio Eduardo Canella.


É importante que os trabalhadores conheçam bem os seus direitos. Em tempos de crise financeira, muitas empresas não estão cumprindo com suas obrigações. Inclusive, atrasando o pagamento do 13º ou, simplesmente, deixando de arcar com esse compromisso, causando um prejuízo no orçamento de quem contava com o dinheiro para fechar as contas. Em casos como esse, o funcionário pode fazer uma denúncia na Delegacia Regional do Trabalho, junto ao seu sindicato de classe, ou ajuizar uma Reclamatória Trabalhista. "A empresa fica sujeita a penalidades administrativas e multa por empregado que pode ser dobrada em caso de reincidência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Eventualmente, a convenção coletiva da categoria a qual o trabalhador faz parte pode prever algum outro tipo de punição", acrescenta o advogado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja detalhes

Banco Central lança moeda comemorativa por 200 anos de Constituição

Imagem de destaque
Entenda!

Bancos fazem mutirão de negociação de dívidas até 15 de abril

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Crescimento

Empresa paranaense de cosméticos cresce 30,5% e fica mais perto da liderança do setor


O mais comum é que o 13º seja pago no fim do ano. Porém, o trabalhador pode recebê-lo fora da época usual nos casos de extinção do contrato de trabalho ou se houver alguma determinação especial, como uma negociação sindical. Além disso, é possível para o funcionário pedir o adiantamento do 13º se for para tirar férias. No entanto, é preciso fazer o requerimento no mês de janeiro do ano correspondente. Agora, com as novas leis trabalhistas, o período de férias, aliás, sofreu algumas mudanças. "Na verdade, pode dar ao trabalhador uma maior possibilidade e oportunidade de escolher e decidir o seu período de férias como melhor lhe convém, sempre de acordo com a necessidade do seu empregador", pontua Canella.


Se antes só era possível dividir as férias em dois períodos, agora o trabalhador poderá descansar por até três vezes no ano. Mas um dos períodos deve conter pelo menos 14 dias e os demais não podem ser inferiores a 5 dias. "Em relação ao dia para início das férias, este não poderá ocorrer nos dois dias que antecedem a feriados ou ao dia do repouso semanal remunerado do empregado", explica o advogado. A regra também vale para os trabalhadores menores de 18 anos e maiores de 50. "O parágrafo 2° do art. 134 da CLT que proibia o parcelamento das férias foi revogado", avisa Canella.

De acordo com as novas leis trabalhistas, 1/3 do período de férias pode ser vendido para a empresa. "Se você tem 30 dias para usufruir, poderá vender no máximo 10 dias", exemplifica o advogado. Aqueles que estão empregados há menos de 12 meses também têm direito a férias, mas o período será proporcional ao tempo de trabalho. "As férias não poderão iniciar dois dias antecedentes a feriado, sábados e domingos (Artigo 134, § 3º da CLT)", informa o advogado. Além disso, trabalhadores com menos de 18 anos e que ainda estudam contam com outra proteção legal. De acordo com o artigo 136 da CLT, eles têm direito de tirar férias do trabalho na mesma época das férias escolares. "Assim, nas ocasiões em que a própria escola fraciona as férias do estudante, para ele pode ser interessante fracionar também as férias do trabalho, a fim de fazer coincidir os períodos", conclui Canella.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade