Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pagamentos instantâneos

Entenda o que é o sistema Pix e o que muda nas transações bancárias

Mariane Teles - Estagiária*
05 out 2020 às 16:57
- Mariane Teles
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta segunda-feira (5), iniciou o cadastramento dos usuários no Pix, um novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que permitirá realizar transferências bancárias com mais agilidade.


Uma das maiores vantagens para os clientes é a diminuição do tempo de espera para o dinheiro "cair" na conta destinada e não precisar mais depender do expediente bancário. O que antes levava até duas horas em operações TED (transferência eletrônica disponível) e até um dia útil em operações DOC (documento de ordem de crédito), agora levará apenas 10 segundos, funcionando 24 horas por dia, em todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo do novo sistema é facilitar as transferências entre contas bancárias e o pagamento de boletos e contas para a população, além de reduzir os custos e aumentar a segurança do processo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 3 mil em 2024

Londrina regista saldo positivo de 1.535 vagas de emprego em fevereiro, segundo Caged

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mercado de café solúvel

Multinacional francesa compra 100% dos ativos da Companhia Cacique

Imagem de destaque
Programe-se

Bancos não terão expediente presencial na Sexta-Feira da Paixão



LEIA TAMBÉM:
Pix, para facilitar pagamentos, tem um milhão de cadastros em 4 horas

Publicidade



COMO VAI FUNCIONAR?


Sem precisar mais informar o número da instituição, da conta e da agência, o pagador necessitará apenas da chave digital ou de um QR Code para transferir valores entre qualquer instituição financeira.

Publicidade


A previsão da chegada oficial ao mercado é no dia 16 de novembro, mas os clientes já podem se cadastrar para ter acesso a chave digital Pix, que reconhece sua conta no banco e valida as informações bancárias. As chaves de endereçamento Pix são informações como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ ou ainda, uma chave aleatória, que ficam vinculados aos seus dados bancários.


Para realizar o cadastramento, basta entrar no aplicativo da instituição financeira que você possui conta, e escolher qual o tipo de chave que deseja usar. Alguns clientes relataram neste primeiro dia de cadastramento dificuldades para acessar os aplicativos do Itaú, Bradesco, Santander e Nubank.

Publicidade


Pessoa física pode ter até cinco chaves para cada conta em que for titular, enquanto para pessoas jurídicas esse número aumenta para 20. As chaves podem ser mudadas e até excluídas sem problemas. Inclusive, é importante lembrar que o Pix é gratuito para pessoa física. No entanto, em relação à pessoa jurídica, os bancos poderão cobrar uma tarifa que será definida por eles. No entanto, o custo operacional para os bancos para cada dez transações é de R$ 0,01.


(Com informações da Agência Brasil, Folhapress e assessoria de imprensa)

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade