As exportações de soja pelo Porto de Paranaguá chegaram a 2,157 milhões de toneladas do início do ano até o último de 21.
O resultado é 90% maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando as vendas externas do produto chegaram a 1,136 milhão de toneladas.
Só nas três primeiras semanas de abril, as exportações de soja pelo porto chegaram 873 mil toneladas, ou cerca de três vezes mais ao verificado em igual período do ano passado, quando o resultado foi de 273 mil toneladas.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
O crescimento dos embarques do grão vem se repetindo mês a mês. Em março, a elevação foi de 41%. Em abril, até o dia 21, foram cerca de 220%.
O superintendente do porto, Eduardo Requião, afirma que a expectativa é exportar 6 milhões de toneladas de soja em grão neste ano, ou 1 milhão a mais que o registrado em 2002.
Com os embarques realizados de janeiro até agora - acrescenta o superintendente – o porto já alcançou mais de um terço da meta para o ano. A previsão é de que o ritmo das exportações de soja só diminua em três meses.