O Facebook informou na tarde desta sexta-feira que descobriu um incidente de segurança que afetou quase 50 milhões de contas na última terça-feira e disse que "invasores exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook" que teve impacto em uma função que permite aos usuários verem como seus perfis aparecem para outras pessoas. "Isso permitiu que os invasores roubasse Tokens de acesso ao Facebook, os quais usaram para entrar nas contas das pessoas", afirmou, em comunicado, o vice-presidente de gerenciamento de produto da empresa, Guy Rosen.
Ainda no comunicado, Rosen apontou que a empresa já tomou algumas ações para corrigir a vulnerabilidade e disse que o Faacebook já informou as autoridades sobre o ocorrido. "Invalidamos os tokens de quase 50 milhões de contas que sabemos que foram afetadas, para torná-las seguras novamente. Por precaução, também invalidamos acesso a tokens de outras 40 milhões de contas que usaram a funcionalidade 'ver como' no último ano", afirmou o executivo.
Rosen comentou, ainda, que o Facebook está apenas começando a investigação sobre o caso e que a empresa ainda não sabe quem está por trás desse ataque ou onde os invasores estão localizados. "Estamos trabalhando muito para entender melhor esses detalhes", afirmou o executivo, garantindo que, quando a empresa tiver mais informações sobre o assunto, irá informar o público. "Caso encontremos mais contas afetadas, iremos imediatamente invalidar seus tokens de acesso."