Os lanches rápidos, os chamados fast food, estão conquistando cada vez mais o mercado paranaense. Localizados em pontos de intensa movimentação de pessoas, são servidos lanches baratos, facilitando a vida das pessoas.
O economista Cid Cordeiro, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), observa que o processo de mudança do perfil do consumidor começou no final dos anos 80.
''As pessoas sempre faziam refeições em casa. Elas trabalhavam, voltavam para casa para almoçar e terminavam a jornada de trabalho. Agora, com os preços altos das passagens de ônibus, fica mais barato comer um lanche rápido fora de casa'', observa.
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De 1994 a 2002, o preço da passagem de ônibus em Curitiba subiu 275%. No mesmo período, o salário teve reajuste entre 100% e 120%. ''Hoje você desembolsa o dobro do valor para comprar a mesma quantidade de vales transportes. Em Curitiba, gasta-se R$ 3,00 para ir e voltar de casa. Ainda é preciso usar gás de cozinha, que subiu muito nos últimos anos, e o alimento. Fazendo as contas, vale mais a pena comer na rua'', complementa Cordeiro.
Outro fator que pesa para que os lanches rápidos ganhem destaque nos grandes centros é o tempo. ''Vivemos um ritmo acelerado de atividade. Não podemos mais perder tempo atravessando a cidade. O trânsito fica complicado no horário do almoço. As distâncias também atrapalham uma boa refeição'', afirmou o economista.
Cordeiro lembra que no final dos anos 80 a primeira lanchonete do Mc Donald's foi instalada em Curitiba. ''Havia um mercado inexplorado para este tipo de atividade. Por isso, o Mc Donald's cresceu tanto e conquistou rapidamente o gosto do consumidor. Houve uma mudança cultural e as pessoas passaram a encarar o lanche como uma refeição completa''.
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