Vários empreendimentos de varejo serão inaugurados este ano para disputar o mercado curitibano.
Na esteira do crescimento econômico da cidade, impulsionado pela instalação de grandes indústrias, os empreendimentos na área de comércio estão de olho no consumidor que surge com renda per capita elevada.
Dois grupos empresariais de grande porte, o Multiplan e o Sonae, estão investindo R$ 240 milhões na construção dos shoppings Park Shopping Barigui e Parque Jockey Shopping, que serão inaugurados até outubro deste ano.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Empreendimentos de porte médio como os shoppings de descontos também constituem um segmento que está competindo para disputar o mercado curitibano.
Um grupo de empresários que já atua nesse ramo se uniu para construir o Shopping Cidade, um shopping de descontos que será inaugurado este mês no Bairro da Vila Hauer, região sudeste da cidade.
Os empresários identificaram que a região é carente de equipamentos de comércio mais modernos e pretendem atrair uma clientela dos bairros vizinhos, cujo padrão de renda vem sendo elevada com a criação de empregos na área industrial.
Além dos shoppings, os grupos de supermercados dão sinais que não estão dispostos a parar com os investimentos.
A rede de supermercados Condor está construindo um hipermercado na região do Champagnat, um bairro de classe média alta da cidade.
E a rede norte-americana de supermercados Wal-Mart está construindo um hipermercado no Bairro de Santa Quitéria.
Na região, vários empreendimentos supermercadistas de grande porte inauguraram hipermercados no ano passado como os grupos Muffato, de Cascavel; Angeloni, de Santa Catarina; Pão de Açúcar, do empresário Abílio Diniz e Big, do grupo português Sonae.
O grupo Sonae, que está construindo o Parque Jockey Shopping quer atrair também os consumidores dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e das cidades do Norte de Santa Catarina.
O empreendimento está localizado numa área estratégica da cidade, próxima à BR-116, e por isso o grupo está investindo em acessos para facilitar a visita dos consumidores dessas regiões.
Nesta terça-feira, o grupo português fez uma apresentação do projeto para executivos do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR) na tentativa de atrair investimentos.
O Sonae Emplanta, empresa do grupo português que está constuindo o shopping, detectou através de pesquisas que a renda per capita da população de Curitiba é de R$ 7.995,00 anuais, que equivalem ao dobro da média nacional.
Essa renda faz com que a cidade tenha uma participação de 2,4% de todo o consumo nacional, o que corresponde a aproximadamente R$ 18 bilhões ao ano.