O novo horário de atendimento bancário pegou muita gente de surpresa em Curitiba. Como a Região Sul não faz parte, pelo menos por enquanto, do plano de racionamento de energia imposto pelo governo federal, muitos clientes declararam não saber que a medida de adiantar o período de funcionamento dos bancos, que passa a ser das 9 às 15 horas na Capital e das 9 às 14 horas no Interior, fosse ser implantada no Paraná.
A medida do Banco Central foi divulgada no dia 1º de junho e vale para todo o Brasil. Os bancos 24 horas irão funcionar das 6 às 22 horas. Os caixas automáticos localizados em aeroportos, hospitais, estações rodoviárias e ferroviárias vão continuar com o atendimento integral. Segundo a Federação Nacional de Associações de Bancos (Febraban), essa iniciativa, junto com outras medidas, deve gerar uma economia de 24,74% em todo o País.
"Não sabia que isso ia acontecer em Curitiba. A gente escuta falar só de São Paulo", disse a auxiliar administrativa Ione dos Santos, que foi a uma agência bancária logo após as 15 horas. Para a jornalista Alethea Costa, a medida é válida para economizar energia. "Mas vai demorar muito para que as pessoas se acostumem, pois já estão habituadas há muito tempo com o banco fechando às 16 horas", opinou. "Aqui nem vai ter apagão", reagiu a aposentada Rosi Woiciechovski quando encontrou o banco fechado.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Com reforma do governo, estados e municípios perderão até 80% de IR retido na fonte
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
O agente de viagens Júlio Monteiro afirmou que concorda com a implantação do novo horário com o objetivo de racionar energia elétrica. "Na verdade a gente não tem culpa que está faltando energia, mas mesmo assim a gente acaba pagando o pato", comentou. Ele ficou insatisfeito porque demorou muito tempo para resolver alguns problemas com a gerência do banco. "As filas estavam entupidas, então fui no caixa automático sacar dinheiro, e quando voltei para a agência para finalizar a operação, ela já havia fechado", descreveu.