Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em 2003

IBGE destaca PIB gerado por Foz do Iguaçu e Londrina

Redação - Bonde
18 nov 2005 às 11:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina e Foz do Iguaçu são as cidades paranaenses onde a economia municipal tem mais força. Este é o resultado de uma pesquisa feita pelo IBGE que mostrou que entre 1999 e 2003 as cidades que estão fora dos grandes centros urbanos tiveram mais participação no Produto Interno Bruto (PIB) que as capitais.

No Sul dos destaques são Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Rio Grande (RS).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O destaque em Londrina fica por conta dos serviços, mais especificamente do comércio. Na atividade industrial, a região possui como base a construção civil e a indústria de transformação. Foz do Iguaçu é um dos principais municípios industriais paranaenses, com produção concentrada na geração de energia. Também se destaca nos serviços, devido à atividade turística.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%

Imagem de destaque
Desigualdade racial

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Imagem de destaque
Inovação

Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem de destaque
Especialista dá dicas

Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais


Em 2003, os municípios fora dos grandes centros se tornou responsável por quase metade (49,7%) de toda a riqueza produzida no Brasil (R$ 1,5 trilhão) naquele ano. Entre 1999 e 2003, as capitais também passaram a deter uma menor fração da produção na indústria e nos serviços.


Ainda assim, o Produto Interno Bruto dos Municípios continuou indicando concentração: em 2003, apenas dez cidades produziam 25% de toda a renda do país. O petróleo ainda era, naquele ano, o principal responsável pelos maiores PIB per capita municipais e, na agricultura, a soja impulsionou a economia de cidades do Centro-Oeste, Sul e Nordeste.

A exploração e produção de petróleo; a agropecuária; e os incentivos fiscais, que provocaram a "interiorização" de algumas empresas industriais, foram as principais influências no crescimento de 3,7% na participação do grupo de cidades localizadas fora do entorno dos grandes centros urbanos (ou seja, fora das capitais e suas regiões metropolitanas) no PIB nacional entre 1999 e 2003.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo