Os indicadores do emprego industrial foram negativos em outubro, registrando queda de 0,5% em comparação com setembro, na série ajustada sazonalmente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, se comparada a outubro de 2002, a perda de postos de trabalho foi de 1,6%.
Neste tipo de comparação ano a ano, a taxa de outubro foi bem maior do que a registrada em agosto de 2003/agosto de 2002 (-0,7%) e, em setembro de 2003/setembro 2002 (-1,0%).
As indústrias de São Paulo foram responsáveis pela principal pressão negativa na comparação outubro de 2003/setembro de 2003 (-0,9%). Os ramos de papel e gráfica (-5,6%), fabricação de meios de transporte (-3,8%) e produtos químicos (-4,0%) também apresentaram quedas de emprego significativas.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina luta para fechar contas e investir em infraestrutura
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Limitar ganho do salário mínimo ao arcabouço aumenta desigualdade, prevê estudo da USP
Brasil está enxugando gelo no bloqueio a bets ilegais, diz presidente da Anatel
Depois de dois meses mostrando abertura de postos de trabalho frente ao mês anterior, os índices de média móvel trimestral mostraram que a queda de 0,5% na passagem de setembro para outubro não alterou a trajetória ligeiramente positiva do emprego industrial.
Segundo o IBGE, houve avanço de 0,2% na passagem do trimestre encerrado em setembro para o trimestre encerrado em outubro. De acordo com o IBGE, o emprego industrial sofreu redução de 0,5% de janeiro a outubro deste ano e de –0.4% no acumulado dos últimos 12 meses.