O percentual de consumidores que estavam no cadastro de inadimplência do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e conseguiram renegociar as dívidas cresceu 6% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2022.
No acumulado dos primeiros nove meses de 2023, o índice é o mesmo: 6% de crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado, indicando um aumento no número de consumidores que conseguiram “limpar o nome” e sair da inadimplência, recuperando o crédito.
NEGATIVADOS
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Em compensação, o índice dos consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e entraram para o cadastro da inadimplência cresceu 1,6% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Somando os resultados dos 9 meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, o crescimento no percentual de negativados é de 1,41%.
“Como as exclusões têm sido em percentual maior que as inclusões, a base de clientes com condições de tomar crédito subiu em mais de 1 mil consumidores desde janeiro de 2023. Essa melhora nos indicadores de inadimplência pode ser explicada pela evolução positiva do emprego na cidade, tanto formal quanto informal. No emprego com carteira assinada, o saldo é positivo em 6.472 postos de trabalho entre janeiro e agosto, o que tem trazido para a cidade um otimismo grande, especialmente com a proximidade de datas comemorativas importantes para o comércio local”, comenta Marcos Rambalducci, consultor econômico da Acil.
INDICADORES
Os dados do SPC/ACil destacam dois índices: o dos consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os saintes, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome, recuperando o crédito.