Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Contribuintes

Individuais e facultativos devem pagar INSS nesta segunda

Agência Brasil
15 dez 2002 às 20:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os contribuintes individuais (empresários e autônomos) e os facultativos (donas-de-casa e estudantes) têm até esta segunda-feira para pagar o INSS referente ao mês de novembro, sem multas ou juros, porque a data habitual de pagamento - o dia 15 - neste mês cai em um domingo.

Já a contribuição dos empregados domésticos, referente ao mês de novembro poderá ser paga no dia 20, juntamente com a contribuição do 13º salário. A medida do Ministério da Previdência facilita a vida dos patrões, que podem efetuar o pagamento em uma única Guia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo da prorrogação é evitar que os empregadores domésticos façam duas guias de contribuição - uma para o pagamento mensal e outra para o abono natalino. Pagando ambas no dia 20, é possível preencher uma só Guia da Previdência Social (GPS). Para fazer um único pagamento, o empregador deve somar o valor da contribuição relativa ao 13º salário e o valor da competência de novembro, e anotar a contribuição de 11/2002 no campo 4 da Guia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%

Imagem de destaque
Desigualdade racial

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Imagem de destaque
Inovação

Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem de destaque
Especialista dá dicas

Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais


Os demais contribuintes (facultativos e individuais) também pagam com a Guia da Previdência, encontrada nas papelarias ou no site do Ministério. Com a Guia preenchida, basta ir a uma agência bancária ou casa lotérica e efetuar o pagamento.


Se o contribuinte tiver acesso aos serviços da Internet pelo banco que mantém conta, o formulário impresso da GPS não é necessário. O pagamento também pode ser agendado para débito em conta-corrente, no link "Débito em conta corrente para contribuintes individuais e domésticos", no site da Previdência. Depois de preencher o Termo de Autorização e entregar no banco, a contribuição será debitada automaticamente no mês seguinte.

Os domésticos contribuem com percentuais que variam de 7,65% a 11%, de acordo com seus salários. Os contribuintes individuais e facultativos inscritos no INSS a partir de 29/11/99 pagam o valor correspondente a 20% de sua remuneração. Os que se inscreveram antes desta data, também contribuem com com 20%, mas devem respeitar a escala de salários base a que estão sujeitos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo