A indústria foi o segmento que mais consumiu energia elétrica nos três estados da Região Sul, em 2002. Na região, o consumo de energia elétrica cresceu 2,1% em relação ao ano anterior. Pesquisa feita pela Eletrosul aponta que Paraná e Santa Catarina foram os estados onde as indústrias mais consumiram energia, com aumentos de 2,5% e 3,6%, respectivamente.
Dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel) informam que o número de consumidores no Paraná cresceu 8,6%. Esse aumento foi motivado pelo crescimento dos investimentos industriais, confirmou o economista Cid Cordeiro, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). Para Cordeiro, o crescimento do consumo de energia no segmento industrial poderia ser maior, caso o cenário econômico que predominou no ano passado, com alta das taxas de juros, não inibisse os investimentos.
Por outro lado, o consumo residencial de energia ainda está negativo. Na Região Sul o consumo de energia caiu 0,2%, o que mostra que o setor continua influenciado pelos efeitos do apagão, período ocorrido entre maio de 2001 e fevereiro de 2002, quando as famílias reduziram drasticamente o consumo de energia elétrica em todo o País.
Leia mais:
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina