30/07/21
PUBLICIDADE
Economia

Inovação e empreendedorismo: o papel do crédito para inovação no campo

Cresol
Cresol


Que o setor agrícola exerce importância fulcral na economia da região de Londrina, do Paraná e do Brasil não resta dúvidas. Assim como também é consenso que a inovação é indispensável para o desenvolvimento do setor agropecuário. O que precisamos sedimentar são as diversas formas de inovar no campo e as contribuições de cada uma delas para toda a sociedade.

O Paraná é bastante diverso no segmento agropecuário. Somos o segundo maior produtor de grãos e o primeiro na produção de proteína animal ao mesmo tempo que concentramos um grande número de pequenas propriedades e agricultores familiares. Lideramos o ranking nacional na produção de fécula de mandioca e também de cevada.

Para que essa engrenagem nunca pare, como vem acontecendo nesta pandemia, um insumo é imprescindível: crédito. Neste segmento as cooperativas se destacam porque guardam em suas raízes a proximidade com o homem do campo. Gestadas e geridas por pessoas que vivem para o agro, elas se especializaram em auxiliar o produtor rural a fazer mais e melhor.

A Cresol, por exemplo, planeja um Plano Safra recorde em 2021/2022, com expectativa de liberação de R$ 7,8 bilhões. Ao contrário do que se imagina, crédito é um elemento central da inovação. Financiamento é um dos oito pilares apontados pelo Fórum Econômico Mundial para a formação de ecossistemas de inovação robustos. No caso da Cresol, o crescimento maior se deu no crédito para investimento, na ordem de 124%, recursos que serão empregados para melhorar os resultados por meio da inovação.

Cooperados vão empregar o crédito para, por exemplo, inovar aprendendo um novo sistema de produção, investindo na diversificação da propriedade ou ainda agregando valor por meio da industrialização. Mais que investir em máquinas, a inovação se dá muitas vezes fazendo as coisas de um jeito novo, empregando novas técnicas e processos.

O mesmo Fórum Econômico Mundial enumerou recentemente os maiores riscos globais para os próximos dois anos. Dentre elas, crises de emprego e meios de subsistência, além da desilusão generalizada dos jovens. Quando um produtor rural utiliza o crédito rural para transformar a fruta em geleia por meio de uma marca própria, ele fomenta uma cadeia de valor: incentiva os filhos a trabalharem no campo, cria novos empregos e gera renda para o entorno a partir de novas parcerias com fornecedores e clientes, além de impostos.

Muitas soluções para os maiores riscos globais, portanto, estão em ações realizadas de forma organizada e regionalizada, tal qual em cooperativas de crédito como a Cresol. Não por acaso, insisto na necessidade de fortalecer nosso ecossistema de inovação por meio de instituições que trabalhem visando a colaboração e trabalho integrado. Assim, superaremos os grandes desafios que temos atualmente e que assumiram contornos dramáticos, como o fechamento de empresas e a falta de perspectiva, com a pandemia.

Crente de que esse é o caminho, traremos uma iniciativa no agro superinteressante na próxima coluna.

Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de "Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.
Lucas V. de Araujo é colunista do Grupo Folha
Continue lendo
Carga pesada

Motorista é detido com três toneladas de maconha em Cambé

30 JUL 2021 às 16h54
Conversa fiada

Após ataques de Bolsonaro às eleições, Lira diz não ver chance em PEC do voto impresso

30 JUL 2021 às 15h38
Cobrança de propina para visto

Haitianos conseguem vir ao Brasil sem visto após denúncia de irregularidades

30 JUL 2021 às 15h23
'Crime anunciado'

Ex-funcionários da Cinemateca listam acervo perdido no incêndio e criticam Bolsonaro

30 JUL 2021 às 15h05
Tragédia

Bombeiros ainda lutam contra fogo na Cinemateca após 15 horas de incêndio

30 JUL 2021 às 14h58
Frio preocupante

Com sexta geada deste inverno no norte paranaense, IDR comenta medidas de prevenção no campo

30 JUL 2021 às 11h50
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados