A partir de amanhã, a população de 12 municípios da Região Metropolitana de Curitiba poderá fazer ligações entre si pagando tarifa local. O mesmo vale para as ligações entre Maringá e Sarandi e também para telefonemas entre as cidades litorâneas Pontal do Sul, Guaratuba e Matinhos. A permissão para esse serviço foi dada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à Telepar Brasil Telecom em 18 de abril, mas a operadora precisava fazer obras de adaptação nas centrais telefônicas, o que já está sendo finalizado.
A Telepar estima que, apenas na região de Curitiba, 2,4 milhões de pessoas sejam beneficiadas. As cidades que passam a adotar o novo sistema são Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro, Colombo, Colônia Muricy, Curitiba, Ferraria, Guajuvira, Guaraituba, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.
De acordo com o representante regional da Telepar, Sérgio Luiz Cardoso de Lima, a implantação das tarifas locais nessas localidades acaba com as distorções de taxas. "Não há mais tarifa conurbada da Telepar, apenas a local ou a interurbana", disse. Lima explicou que na conurbada, o cliente pagava, em média, um pulso a cada minuto. Já na local, é cobrado um pulso a cada quatro minutos.
Leia mais:
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
Lima disse que os consumidores vão ter cerca de 30% de economia na conta telefônica com o novo sistema. Segundo ele, atualmente a empresa não está preocupada com uma possível queda de receita. "Queríamos equilibrar a relação entre consumidor e operadora", explicou. "Ao passar do tempo, vai haver um volume maior de ligações, e isso vai compensar o preço menor", acrescentou.
Para a micro-empresária Daniela Corrêa de Jesus, proprietária do serviço Casa das Mensagens, de São José dos Pinhais, o impacto no orçamento vai ser grande. "Nós fazemos ligações para o lugar que o cliente pedir, e muitos eram para as cidades próximas", contou. Ela disse gastar mensalmente com o telefone cerca de R$ 400,00 e espera que este valor caia bastante com a adoção da tarifa local.
O comerciante Osmar Rodrigues dos Santos, proprietário da AM Toldos, também de São José dos Pinhais, ficou satisfeito com o novo sistema. Ele afirmou que a conta de telefone da loja sempre é muito alta, atingindo até R$ 120,00 por mês. "Nós fazemos muitos contatos com Campo Largo e Curitiba, e assim vai ficar mais barato telefonar", relatou.