A empresa Leão Júnior anunciou o lançamento de novos produtos e projetos em comemoração aos 100 anos da empresa, que é líder no mercado brasileiro de beneficiamento de erva-mate. Foi investido R$ 1 milhão em uma nova linha de produtos, voltada para o público infantil, chamada de Leãozinho. Também foi anunciado o "Projeto Escola", que pretende levar a mais de 150 mil crianças do Sul do Brasil a história da erva mate.
O novo produto, um chá com quatro diferentes sabores, vai chegar às prateleiras dos supermercados de todo o Brasil nas próximas semanas. Com esse lançamento, a Leão Júnior pretende ingressar em um segmento de bebidas infantis (sucos, achocolatados e chás) que movimenta US$ 100 mil ao ano, de acordo com estimativa do diretor de Marketing e Comercial da empresa, Antônio Carlos Leão.
"Pretendemos, em um prazo de quatro ou cinco anos, atingir de 15% a 20% desse mercado", disse Carlos Leão. Para isso ele conta com o diferencial do chá ser elaborado para o gosto infantil, com a presença de um personagem específico, o Leãozinho.
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Com relação ao "Projeto Escola", o diretor da Leão explicou que foi formada uma equipe especializada em pedagogia que vai visitar alguns colégios de Curitiba durante este mês para a apresentação de um vídeo institucional que conta a história da erva mate.
"Vamos mostrar o vídeo, distribuir os novos produtos aos alunos e dar mudas de erva-mate às escolas", contou Carlos Leão. As escolas do interior do Paraná também vão receber a equipe, totalizando 120 estabelecimentos no Estado. O projeto também vai ser realizado em Porto Alegre e Florianópolis.
A expectativa da Leão Júnior é de um incremento no faturamento deste ano de 8% em relação a 2000, que foi de R$ 107 milhões. Atualmente a empresa está exportando muito pouco. O Mercosul compra cerca de 1,5 mil toneladas de chimarrão por ano, que somados com os outros produtos vendidos para Alemanha, Japão, Estados Unidos, Austrália e França, corresponde somente a 3% do faturamento da Leão.