O grupo Leão Junior pretende comemorar os 100 anos de fundação da empresa com uma campanha promocional de R$ 2,5 milhões, que inclui gastos em mídia, ações junto aos setores sociais e ambientais e estudos para exportar aos mercados dos Estados Unidos e Japão. A diretoria da empresa anunciou ontem, em Curitiba, a sua estratégia para 2.001, que deve ter seu ponto forte no mês de maio - data em que foi formada a Leão Junior.
Entre as táticas para o próximo ano, o grupo pretende, por meio de uma campanha promocional na mídia, reforçar a imagem da empresa, uma das últimas indústrias familiares do Paraná. De acordo com informações da direção da empresa, a Leão Junior detém hoje 85% do segmento de mate e mais de 2/3 do mercado total de chás. Já na última pesquisa do Top of Mind em Curitiba, a marca de chá da empresa foi lembrada por 90% dos entrevistados.
Mas a intenção é crescer ainda mais nesse mercado. A ponto de aumentar o faturamento da Leão Junior em 10% sobre os ganhos deste ano. Pelas projeções da empresa, em 2000, a arrecadação vai fechar em R$ 104 milhões. Em 1999, o grupo teve um faturamento de R$ 94 milhões.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Com reforma do governo, estados e municípios perderão até 80% de IR retido na fonte
Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos
Um dos instrumentos para fortalecer a imagem da empresa é com a utilização de um selo comemorativo. Este logotipo será impresso em todas as embalagens dos 100 produtos produzidos ou embalados pela Leão Junior. Também será criado um novo produto promocional, feito em alumínio para abrigar as embalagens de chá mate.
Outra área que deve receber investimentos será a de especiarias. A Leão Junior já distribui, em todo o Brasil, 60 produtos da marca francesa Drucos, do Grupo Mccornick. Para ampliar as vendas nesse setor, a empresa quer adotar um sistema americano de disposição em gôndolas. Com isso, quer trazer esses produtos das áreas menos nobres dos supermercados para pontos onde o consumidor tenha melhor visualização. Para isso, a empresa está disposta a pagar mais aos supermercados para obter melhores espaços.
Quanto às exportações, a meta é vender chá mate em saquinhos para os mercados japonês e americano. A escolha por este produto se deu por se acreditar na fácil aceitação dos chás. Atualmente, a empresa já exporta erva mate para Chile, Alemanha e Uruguai.
A Leão Junior foi fundada em 1901 por Agostinho Ermelino de Leão Junior. No início a indústria só beneficiava erva mate. Nos 30 primeiros anos, a empresa diversificou suas atividades, atuando também nos setores de madeira, café, moagem de trigo, pecuária, mineração, navegação fluvial e seguros. Atualmente as fábricas estão em Curitiba e Rio de Janeiro, onde são produzidos derivados da erva mate e chás.