Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Levantamento

Londrina: Inadimplência cresce 17% em agosto segundo SPC/Acil

Simoni Saris - Grupo Folha
12 set 2023 às 13:39

Compartilhar notícia

- Istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de consumidores que não conseguiram pagar no prazo as dívidas contraídas no comércio londrinense e entraram para o cadastro de inadimplentes cresceu 17% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês de 2022, apontaram os dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) divulgados nesta terça-feira (12). No acumulado do ano, também houve alta, de 1,4%, em relação a igual período do ano passado.


O fator positivo do levantamento da Acil é o percentual de consumidores que conseguiram limpar o nome, que além de aumentar 17% ante agosto do ano passado, também subiu no acumulado do ano. Entre janeiro e agosto de 2023, 6% a mais de consumidores saíram da inadimplência na comparação com os oito primeiros meses de 2022.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como as saídas têm sido em percentual maior que as inclusões, a base de clientes com condições de tomar crédito vem subindo consideravelmente desde janeiro. Este é o primeiro ano em que se verifica diminuição na base de consumidores com restrição ao crédito desde 2017.

Leia mais:

Imagem de destaque
Churrasco caro

Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (12)

Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção

Imagem de destaque
Sortuda!

Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná

Imagem de destaque
Entenda

Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas


“Toda situação que leva o consumidor a não conseguir honrar seus compromissos na data correta gera preocupação, pois é resultado de um descontrole das contas pessoais ou perda do poder aquisitivo, consequência de inflação ou perda da fonte de renda. No entanto, é uma tendência de saúde econômica quando a quantidade de saintes é maior que a quantidade de entrantes no sistema de restrição a crédito”, ressaltou o consultor econômico da Acil, Marcos Rambalducci.

Publicidade


O economista destacou, no entanto, que com a aceleração da recuperação econômica e a chegada da terceira etapa do programa Desenrola Brasil, no final de setembro, poderá haver uma redução ainda maior na base de clientes negativados. A partir deste mês, o programa do governo federal irá atender devedores com renda mensal de até dois salários mínimos e cujas dívidas não ultrapassem os R$ 5 mil. Podem ser beneficiados pelo programa tanto os consumidores em débito com bancos quanto os que têm pagamento em atraso no mercado varejista.


SAIBA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Inadimplência em Londrina cresce 17% em agosto
Inadimplência em Londrina chega a 17% em agosto
Imagem
Quase 250 agricultores de Londrina devem regularizar declaração do Imposto de Renda
Pessoas físicas que desenvolvem atividade rural e comercializaram sua produção agrícola, mas não declararam o Imposto de Renda estão recebendo alertas da Receita Federal para verificarem e corrigirem as inconsistências.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo