Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inflação acima do teto da meta

Luz, gás e remédio substituem comida como vilões da inflação

Folhapress
26 mai 2021 às 14:56
- Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se no ano passado os aumentos expressivos dos alimentos no domicílio pesaram no bolso dos brasileiros, sobretudo para as famílias mais pobres, os preços administrados tendem a ser os maiores vilões da inflação neste ano.


Segundo análise do grupo de conjuntura do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a inflação pelo IPCA deve encerrar o ano com alta de 5,3% -acima do teto da meta, de 5,25%. Boa parte da aceleração deve se dar pelos preços administrados, que têm alta esperada de 8,4%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fazem parte dos itens com preços administrados impostos e taxas, serviços de utilidade pública com tarifas reguladas (telefonia e energia elétrica), derivados de petróleo e medicamentos, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março


Ainda que essa pressão já fosse esperada, ao considerar os reajustes que foram represados no ano passado, essa alta tem surpreendido os analistas.

Publicidade


De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (25), o IPCA-15 de maio, prévia da inflação, teve como destaque a alta de 2,31% da energia elétrica, levando o grupo da habitação a subir 0,79%, vindo de 0,45% no mês anterior, depois da adoção da bandeira tarifária vermelha (mais alta) no mês.


Também se destacou no grupo o 12º mês consecutivo de avanço do gás de botijão, de 1,45%, embora abaixo da taxa de 2,49% no mês anterior, o que tem impedido um número de crescente de famílias de consumir o produto.

Publicidade


Para os próximos meses, embora não se descarte uma desaceleração da inflação dos combustíveis, deve ocorrer tanto o reajuste nas tarifas de transporte público quanto uma alta mais expressiva da energia elétrica, o que deve elevar os preços monitorados.


Para a pesquisadora do Ipea Maria Andreia Lameiras, tudo indica que os administrados serão mesmo os vilões da inflação neste ano. "Uma série de preços não foram reajustados no ano passado, e todo o mundo sabia que isso iria estourar em 2021.

Publicidade


O que surpreende é a força desse aumento. Pelos quatro primeiros meses do ano, a inflação veio quase toda dos administrados."


O cenário tem motivado uma revisão para cima da inflação, e o mercado também alterou para cima a previsão para o IPCA em 2021. Pelo mais recente boletim Focus, do BC, a mediana passou de 5,01% (há um mês) para 5,24%.

Publicidade


No caso da gasolina, lembra a economista do Ipea, a alta se deve ao preço do barril de petróleo e à desvalorização cambial no começo do ano. Também não se esperavam um impacto tão forte do preço dos medicamentos e um cenário negativo para a conta de luz.


Para a energia, além da pandemia, um agravante tem sido o baixo índice de chuvas, com reservatórios baixos, o que deve levar a um número maior de meses de bandeira vermelha.

Publicidade


Ainda que não afetem na mesma proporção que a alimentação em domicílio no ano passado, os administrados devem ser vilões, concorda Fábio Romão, analista da LCA Consultores. A expectativa da consultoria é de alta de 8,5% para estes itens no IPCA este ano.


"Além dessa alta de monitorados, os preços industriais e de serviços devem contribuir para que o IPCA fique em 5,5% neste ano", diz Romão.

Publicidade


Para os analistas, esse aumento já tem tido impacto direto para o consumidor, que deve reduzir o consumo de energia e de gás de cozinha. "A inflação corrói o poder de compra da população. Se eu gasto mais com algum item e o meu salário já está muito comprometido, a alternativa é deixar de consumir outro produto. Se a conta de energia sobe, é uma compra a menos de roupa ou de um calçado que a família faz", diz a pesquisadora do Ipea.


Quanto ao transporte público, o reajuste de tarifas deve ser inevitável, já que a demanda caiu muito durante a pandemia e mais companhias de ônibus passaram a operar no vermelho.


Para os próximos meses, como boa parte das altas de preços monitorados já aconteceu no começo do ano, os economistas esperam uma alta mais suave. A partir do meio do ano, o que deve acelerar é a inflação de serviços, principalmente itens de cuidados pessoais (cabeleireiro, manicure), recreação, viagens e hospedagem, que foram muito afetados durante a pandemia.


A expectativa do Ipea é de alta da curva de 12 meses da inflação até julho. Como as taxas foram muito baixas no primeiro semestre de 2020 e maiores no começo de 2021, no meio deste ano deve haver o pico da curva.


Quanto ao custo da alimentação no domicílio, os analistas estimam que os preços das commodities não devem subir de forma significativa além dos níveis atuais, o que, ao lado de um comportamento mais favorável da taxa de câmbio, deve reduzir a pressão sobre os custos domésticos, após um aumento de 18,15% em 2020.


"Estamos tendo uma acomodação da demanda, uma safra melhor, com mais oferta de alimentos. O descasamento entre oferta e demanda para 2021 vai ser menor", avalia a economista do Ipea.

Para os preços dos alimentos no domicílio, a instituição estima uma inflação de 5%. Em relação aos serviços, a estimativa é de 4%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade