Mais de 37,8 mil declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) emitidas no Paraná caíram na malha fina, informa a Superintendência Regional da Receita Federal. A seção recebeu 1.914.109 declarações neste ano e as declarações retidas representam 1,98% do total.
O percentual também fica acima do detectado no ano passado, quando a Receita Federal recebeu 1.846.900 declarações de paranaenses e 34.556 ficaram retidas (1,87%).
O motivo mais comum para a retenção na malha fina é a omissão de rendimentos, encontrada em 26.512 declarações. Em seguida, vêm as divergências entre a declaração de IRPF entregue pelos contribuintes e as informações na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), identificadas em 15.144 casos. Pode haver mais de uma irregularidade na mesma declaração de imposto de renda.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Confira os principais motivos de retenção:
Omissão de rendimentos: 26.512
Despesas médicas: 4.421
Dedução de previdência oficial e privada: 2.737
Dedução de pensão alimentícia: 1.689
Dedução de Dependentes: 1.046
Divergência entre o IRRF informado a Declaração e o informado na DIRF: 15.144
Outros parâmetros: 5.840
Ficou retido? Veja como retificar
Para verificar a situação específica o contribuinte deverá acessar o atendimento eletrônico (e-CAC) e verificar o motivo da pendência. Caso concorde com os apontamentos feitos pela Receita o contribuinte deverá retificar a declaração efetuando os ajustes necessários e, caso ainda resulte em imposto a restituir deverá aguardar a liberação do valor nos próximos lotes.
Se discordar dos apontamentos feitos pela Receita, ele deverá aguardar e a partir de janeiro de 2018 agendar, por meio do e-CAC, o atendimento para comprovação da regularidade da situação apontada. Por ocasião do atendimento o contribuinte deverá trazer o original e cópias dos documentos necessários à comprovação da regularidade.