O sucesso das políticas de controle monetário e fiscal, adotadas este ano pelo Banco Central, reduz as incertezas sobre a economia e cria um clima favorável à recuperação dos investimentos, afirmou o presidente do BC, Henrique Meirelles, em audiência pública na Comissão Mista do Congresso Nacional sobre Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.
Ele disse que a retomada dos investimentos necessários ao crescimento do país depende da estabilidade e previsibilidade das medidas e ações fiscais, nos moldes em que o banco vem atuando, de "total transparência e comunicação dos seus atos".
Por isso os investimentos externos estão de volta, segundo ele, com média de US$ 900 milhões no último trimestre.
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Meirelles salientou que os fundamentos da economia brasileira hoje são sólidos, o que reflete na redução das taxas de juros de médio e longo prazos no mercado, que foram reduzidas à metade, em relação a outubro do ano passado.
Esse comportamento, no seu entender, impulsiona melhor rítimo da atividade econômica, já manifestada nos sinais de recuperação da indústria e aumento das operações de crédito no mercado.
Fonte: Agência Brasil