O Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região ameaça pedir a nulidade, por dois anos, do acordo salarial firmado com a Volkswagen/Audi. O motivo é a disputa pela execução do Projeto Tupi, que é a fabricação de um carro popular da família Polo. Segundo o presidente do sindicato, Sergio Butka, ele foi informado que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde está localizada a matriz da Volks no Brasil, também está reivindicando a fabricação do carro na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo.
Para fechar o acordo no Paraná, a montadora prometeu ao sindicato que o carro popular que vai substituir o Gol seria fabricado na fábrica de Curitiba. Esse projeto será responsável pela abertura de 1,5 mil novos postos de trabalho até o final de 2004. Em troca, o sindicato fechou acordo abrindo mão de reajustes reais de salário e não batalhou pela redução da jornada de trabalho de 42 para 40 horas.
O acordo fechado por dois anos prevê somente a reposição da inflação e a manutenção da jornada de trabalho em 42 horas semanais. ''Se a montadora resolver transferir parte desse projeto para a fábrica do ABC como estão circulando os boatos, nós vamos entender então que o acordo firmado pode ser rompido'', disse Butka.
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A Volkswagen do Brasil divulgou nota no final da tarde desta quinta-feira, confirmando que vai manter a produção do novo veículo da família Polo na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, conforme acordo assinado com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba em abril deste ano. Diz a nota que a fábrica do Paraná entrou em férias coletivas no dia 30 de outubro para iniciar as mudanças na linha de produção, a fim de adaptá-la à fabricação do novo modelo e os 2,6 mil empregados retornam ao trabalho na próxima segunda-feira. A empresa desmentiu ainda a substituição do Gol.
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