Os ministros europeus de Agricultura aprovaram nesta terça-feira formalmente a rotulagem de produtos geneticamente modificados nos países da União Européia. A ação foi apenas uma formalidade após o Parlamento europeu aceitar as novas regras no dia 2 de julho.
A nova legislação determina que todos os produtos - inclusive ração, óleos vegetais, sementes e subprodutos - com mais de 0,9% de material transgênicos devem conter claramente no rótulo a frase: "Este produto é fabricado com organismos geneticamente modificados".
A comercialização de produtos transgênicos estava proibida na União Européia há cinco anos, o que levou os Estados Unidos, onde a soja transgênica é liberada, a abrirem um painel na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a UE. Os Estados Unidos dizem que a proibição seria uma espécie de barreira não-tarifária.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
O comissário de Saúde e Proteção do Consumidor da UE, David Byrne, afirmou que os "europeus podem agora ter certeza que todo produto geneticamente modificado será alvo do mais rigoroso controle do mundo".