Um seminário sobre oportunidades de negócios e investimentos no Brasil e na Argélia é uma das atividades previstas na programação da missão brasileira que desembarca neste domingo na Argélia, tendo à frente o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
Composto por 50 empresários, o grupo também pretende promover rodadas de negócios e visitar a fábrica de ônibus e montagem de carrocerias Randon-Cevital, primeira parceria comercial entre empresas brasileiras e argelinas. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, acompanha a missão, com programação para três dias naquele país.
Em setembro de 2003, a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, hoje chefe da Casa Civil, também liderou uma comitiva diplomática, técnica e empresarial à Argélia. Na ocasião, foi lançada a idéia de se criar um conselho empresarial Brasil-Argélia, para facilitar os contatos e o acompanhamento das oportunidades comerciais bilaterais.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
O Conselho virou realidade em agosto de 2004, em São Paulo, durante missão empresarial argelina ao Brasil. O intercâmbio comercial dos dois países praticamente dobrou de 2003 para 2004, passando de US$ 1,2 bilhão para US$ 2,3 bilhões.
Ainda em 2003, uma missão do Ministério da Saúde brasileiro visitou Argel e identificou possibilidades de cooperação no campo da produção de medicamentos, principalmente genéricos e drogas anti-retrovirais (contra a aids), soros e vacinas. As reuniões mantidas pela missão na capital argelina resultaram na assinatura de um documento sobre o reforço da cooperação e de parcerias comerciais
Em maio deste ano, o presidente argelino Abdelaziz Bouteflika esteve no Brasil, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a visita, logo depois da Cúpula América do Sul-Países Árabes, foram firmados quatro acordos bilaterais: um para a conclusão das negociações com vistas à inclusão da Argélia na Organização Mundial de Comércio; um prevendo a isenção de visto em passaportes diplomáticos e de serviço; e dois de cooperação fitossanitária e veterinária.
A Argélia é o segundo maior país da África, com 33 milhões de habitantes e tem mais de 80% do seu território ocupado pelo deserto do Saara. O país é o segundo maior exportador de gás natural do mundo e o 14º entre os exportadores de petróleo.
Fonte: Agência Brasil