Seguindo a tendência nacional, a Delegacia Regional da Receita Federal em Londrina também constatou queda no número de contribuintes que caíram na malha fina este ano.
Segundo o chefe da seção de fiscalização de Londrina, que abrange 63 municípios, Mário Sonomura, até agora 2.205 das 220 mil pessoas tiveram a Declaração de Imposto de Renda retida pelo Fisco. O número é 32,8% inferior a 2006, quando 3.500 pessoas apresentaram erros nas declarações.
No país, a redução foi de 35,7% em relação ao ano passado - 479,7 mil contra 746 mil. O número de pessoas em malha representa 1,96% das 24,5 milhões de declarações entregues em 2007. No passado, 22,5 milhões de contribuintes prestaram conta ao Fisco e 3,31% tiveram a declaração retida.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com Sonomura, contribuintes mais informados, divulgação do extrato do processamento de declaração na liberação de cada lote de restituição e a maior agilidade nos sistemas da Receita para detectar erros e fraudes foram os fatores que colaboraram para a redução. A omissão de rendimentos e divergências na comprovação com despesas médicas continuam liderando a lista de irregularidades.
Aos contribuintes retidos em malha, a orientação é consultar o extrato da declaração no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e fazer uma declaração retificadora. Para ter acesso ao extrato, a pessoa deve informar o número do CPF e do recibo de entrega da declaração.
Os lotes residuais de 2007 começam a ser liberados em janeiro. ''Porém, caso o contribuinte alegue que não encontrou irregularidade, deverá aguardar ser notificado pelo Fisco (até cinco anos). Se tiver valor a restituir, a receita será recalculada; se tiver imposto a pagar, terá que arcar com uma multa de 75% sobre o valor do imposto mais correção pela variação da Taxa Selic'', informa Sonomura.
A consulta ao sétimo lote de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está liberada desde segunda-feira. O contribuinte que não estiver neste último lote já está na malha fina. Para saber se está no sétimo lote, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal ou ligar para o Receitafone (0300-789-0300). No último lote do IR 2007, constam 966,1 mil declarações, das quais 838,9 mil contribuintes com direito à restituição, no valor de R$ 928,3 milhões. O dinheiro poderá ser sacado no dia 17 de dezembro.
Quem não solicitou para depositar o crédito da devolução na conta corrente deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os números 4004-0001 nas capitais e 0800-729-001 nas demais cidades e pedir transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança. A ligação é gratuita.
Folha de Londrina