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Eletroeletrônicos

50% dos consumidores têm problemas com garantia estendida

Redação Bonde
24 out 2009 às 11:52

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O serviço, oferecido na compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, é na verdade um seguro - Reprodução
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Pesquisa da Fundação Procon-SP revela que 43,72% dos consumidores já contrataram a garantia estendida na hora de passar no caixa de uma loja. Porém, entre aqueles que precisaram utilizá-la, 50% tiveram problemas.

O serviço, normalmente oferecido na compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, fornece ao consumidor um tempo maior de garantia do produto, além da original de fábrica. Porém, grande parte dos consumidores (71,26%) não receberam a informação de que se tratava de um seguro.

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Além disso, entre os que contrataram, 31,03% não receberam o contrato. Por conta da falta de informações sobre coberturas e exclusões, na hora de acionar o serviço, problemas apareceram. Entre os consumidores que tiveram problemas na hora de utilizar o seguro, 70% não tiveram acesso ao contrato.

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Exclusão da cobertura

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De acordo com o levantamento, dos 36,78% que utilizaram a garantia estendida, 50% tiveram problemas. O principal deles foi a exclusão da cobertura por mau uso do produto. Quando tentaram utilizar o seguro, 56,25% dos pesquisados afirmaram que não puderam solucionar o problema por esse motivo.


Outro problema apresentado foi a troca do produto: 25% dos entrevistados não efetuaram a troca conforme o contrato. Já outros 6,25% alegaram que, na hora de usar o serviço, havia informação divergente no contrato, o que os impediu de acionar a garantia.


O mesmo percentual afirmou que o principal problema foi a exclusão não prevista em contrato. Outros 6,25% também se queixaram que o produto retornava sem conserto da assistência técnica.

Tantos problemas fizeram com que 43,75% tentassem cancelar o seguro. Porém, ninguém conseguiu fazê-lo. (Com informações do Infomoney)


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