A maioria dos candidatos a uma vaga de estágio e trainee está reprovando a quantidade de exigências que as empresas fazem para contratá-los. É o que revela recente levantamento realizado pela Page Talent, consultoria especializada em recrutamento de estagiários e trainees.
O levantamento foi realizado em outubro deste ano com 600 jovens, de 18 a 26 anos, e procurou saber destes jovens se as exigências que as empresas fazem para selecioná-los estão de acordo com o momento de vida desse profissional.
A grande maioria (62%) acredita que a exigência não está alinhada ao momento profissional que vive, e que seria muito difícil encontrar estudantes com tamanha experiência e conhecimento, por estarem na fase inicial da carreira.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"É natural que os jovens, por mais que se sintam preparados, pensem que a exigência é muito grande para seu atual momento profissional. Eles nunca trabalharam antes, nunca tiveram vivência com o mundo corporativo e a descrição dos job descriptions às vezes assusta", avalia Manoela Costa, gerente executiva da Page Talent no Brasil.
Algumas empresas realmente fazem uma grande exigência, tanto comportamental quanto técnica, de seus estagiários. Mas o que os candidatos precisam ter em mente é que a maioria das empresas avalia sim o conhecimento técnico, mas o que é mais levado em consideração é o potencial de aprendizado e o perfil comportamental dos candidatos, completa Manoela.
Outros 30% acham que as exigências fazem sentido para o seu atual momento de vida profissional e se sentem preparados para assumir os desafios. E há ainda 8% que acreditam que as exigências estão de acordo com seu atual momento, mas ainda não se sentem preparados.