Pesquisar

Canais

Serviços

- Arquivo Folha
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Alerta aos produtores

​Iapar e Simepar emitem aviso de "Alerta Geada" para a região cafeeira do Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
09 jun 2017 às 11:11
Continua depois da publicidade

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas na madrugada deste sábado (10) ​na região cafeeira paranaense.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.

Continua depois da publicidade


Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.


Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.


Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Continua depois da publicidade


Histórico


Em 1975, na madrugada de 18 de julho, uma geada matou todos os pés de café da região Norte do Estado, incluindo das propriedades de Londrina. A cultura era um dos pilares da economia de Londrina à época e as consequências da chamada "geada negra" na economia do Paraná são sentidas até hoje, como o êxodo rural provocado em Londrina.

Com a erradicação dos pés de café, a soja passou a tomar conta das propriedades rurais.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade