Abastecer o carro flex com etanol combustível compensa em apenas 6 dos 27 Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Entre os estados onde o álcool está mais barato está o Paraná.
Este é o menor número de Estados com preço do etanol competitivo registrado nos últimos anos. Atualmente, além do Paraná, o etanol permanece vantajoso apenas nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo e Tocantins. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. Se o preço do álcool for até 69% do preço da gasolina, é mais vantajoso. No Paraná, é de 65,59%, em média.
A gasolina está vantajosa em 18 Estados e, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Rondônia, é indiferente o uso do etanol ou da gasolina no tanque de combustível. Desde a semana de 16 de outubro, a gasolina passou a ser vantajosa em mais Estados do país que o etanol.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso (preço do etanol é 51,08% do preço da gasolina), Goiás (61,59%), São Paulo (63,92%) e Tocantins (65,40%).
A gasolina está mais vantajosa principalmente em Amapá (preço do etanol é 80,12% do valor da gasolina), Roraima (79,93%), Pará (78,53%), Rio Grande do Sul (78,17%), Piauí (75,93%) e Espírito Santo (74,68%).