A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nesta segunda-feira (31) comunicado técnico destacando a boa saúde da atividade agropecuária, apesar da retração de 2,7% no segundo trimestre do ano, em relação ao primeiro trimestre, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o comunicado da CNA, a agropecuária é o único setor da economia com expansão acumulada nos últimos quatro trimestres – de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país). Pelos cálculos do IBGE, nos últimos 12 meses, até junho, a indústria acumulou retração de 1,4% e o setor de serviços queda de 0,5%.
Conforme a CNA, a série histórica de acompanhamento trimestral, iniciada em 1996, registra que, em 12 dos últimos 19 anos, a atividade agropecuária foi mais forte no primeiro trimestre que no segundo, por questões de sazonalidade.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Comparado ao mesmo período do ano passado, a agropecuária cresceu 1,8%, reflexo dos bons resultados da produção de soja (+11,9%), milho (+5,2%), arroz (+4,4%), mandioca (+2,3%) e cana-de-açúcar (+2,1%), que compensaram as perdas com café (-2,2%) e com feijão (-4,1%).