Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Setor ignora crise

Agropecuária em alta evita queda maior do PIB do Paraná

Redação Bonde com Agência Estadual de Notícias
28 ago 2015 às 15:14

Compartilhar notícia

- Cleverson Beje/FAEP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A agropecuária do Paraná cresceu 7,4% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado, e evitou uma retração maior da economia do Estado. O Paraná seguiu a conjuntura nacional e registrou uma queda de 1,2% no seu Produto Interno Bruto (PIB) de abril a junho, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, de acordo com cálculo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).

No Brasil, a retração do PIB foi ainda mais expressiva, de 2,6% na mesma base de comparação, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (28).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O desempenho do campo paranaense ajudou a compensar, em parte, a desaceleração da indústria, que registrou queda de 1,7%, e do setor de serviços, com retração de 2,2%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


A produção recorde de grãos, especialmente da soja, o avanço do setor de carnes, com o aumento do abate frango e de suínos, contribuíram para o resultado positivo do campo.

Publicidade


A agropecuária responde, em média, por 9% do PIB do Paraná. Em termos nacionais, a agropecuária cresceu bem menos do que no Estado. No segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 1,8%.


"A agropecuária, mais uma vez, está salvando a lavoura e fazendo o Paraná ter um resultado mais positivo se comparado à conjuntura nacional", diz Julio Suzuki Junior, diretor presidente do Ipardes.


SEMESTRE - No acumulado do primeiro semestre, a economia do Paraná também teve um desempenho menos ruim do que o nacional. Nos primeiros seis meses do ano, o PIB do Estado registrou queda de 1,1%. No Brasil, o recuo foi quase o dobro, de 2,1%. No período, a agropecuária registrou um avanço de 6,8%, indústria (-3,8%), serviços (-1,6%) no Estado.

O Ipardes não calcula resultados do Paraná com ajustes sazonais ( segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2015). Nessa comparação, a economia brasileira caiu 1,9%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo