O álcool combustível está competitivo no tanque dos carros flex em 22 Estados, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, compilados pela Agência Estado, referentes à semana encerrada hoje. A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% do motor à gasolina. A gasolina segue vantajosa em apenas cinco Estados.
Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do álcool é mais significativa são Mato Grosso (preço é 44,5% do preço da gasolina - até 70% o etanol é competitivo), São Paulo (51,3%), Paraná (55,7%), Goiás (57,8%), Maranhão (60,9%), Tocantins (61,78%) e Mato Grosso do Sul (62,5%). Os sete Estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool do País. A gasolina continua vantajosa principalmente em Roraima (preço do álcool é 80,25% do valor da gasolina), Pará (73,2%) e Amapá (73%).
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
O levantamento também revela que os preços médios do álcool combustível caíram nos postos de 11 Estados no período analisado. As cotações subiram em 16 Estados. As maiores quedas foram registradas no Maranhão (-1,57%), Mato Grosso do Sul (-0,60%), Piauí (-0,45%) e Amapá (-0,36%). As principais altas foram registradas no Distrito Federal (7,56%), Mato Grosso (4,48%) e Pernambuco (3,61%).