A área plantada com cana-de-açúcar no Brasil aumentou de 5,625 milhões de hectares, na safra 2004-2005, para 5,877 milhões de hectares, na safra 2005-2006, em continuidade a uma tendência que vem se verificando nos últimos dez anos. Neste período, a área plantada cresceu 28,9% e a produção aumentou 43,8%.
Segundo o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jacinto Ferreira, o aumento da demanda por álcool, em razão da crescente produção nacional de carros bi-combustíveis e do aumento nas exportações, foi determinante para a alta na produção.
Na comparação entre as duas últimas safras, a produção de álcool cresceu 11,8%, enquanto o fabrico de açúcar aumentou 0,3%. A tendência, diz Ferreira, é que a área plantada cresça ainda mais, uma vez que "o produtor está antenado com as necessidades do mercado".
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ferreira ressaltou que foi a primeira vez que a Conab fez um levantamento de campo sobre a cultura de cana-de-açúcar. Trabalho que os técnicos da empresa darão prosseguimento em maio deste ano, já relacionado à safra 2006/2007. Os dados existentes até então eram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: ABr
Produção de cana-de-açucar é a maior da história