Até 2014 o Paraná deve ter um alcoolduto de cerca de 500 quilômetros para escoamento de álcool ligando Maringá ao centro de distribuição em Araucária, na região de Curitiba, e ao Porto de Paranaguá.
Depois de uma série de tratativas que envolveram vários setores, nos últimos anos, ficou definida na última sexta-feira, dia 16, na sede da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná) em Maringá, a constituição das empresas CPL Holding e CPL Logística, que serão responsáveis, respectivamente, pela montagem e a operação do canal.
A primeira empresa é constituída pelas 21 indústrias paranaenses associadas à Alcopar, que além de investirem no negócio, assumiram o compromisso de viabilizá-lo economicamente por meio de contratos fixos de movimentação de álcool por um período de 20 anos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Da segunda empresa fazem parte alguns investidores, entre os quais operadores de terminais como a CPA Trading S/A, a Cattalini Terminais Marítimos e a própria CPL Holding. O governo do Paraná também anunciou que pretende ser parceiro, mesmo com o empreendimento totalmente privado. "Nada impede que outras empresas interessadas venham somar conosco", afirma Anísio Tormena, presidente da Alcopar. Segundo ele, a obra terá início assim que houver a obtenção de licenças ambientais, nos próximos meses.
O investimento total estimado é de R$ 1 bilhão, dos quais 10% já foram integralizados pelos investidores, sendo que o alcoolduto terá capacidade para escoar 4 bilhões de litros por ano, número que eventualmente poderá ser revisto, conforme informou Tormena, adequando-se os volumes de acordo com o crescimento da demanda até o início das obras.