A Häfele, fabricante alemã de ferragens para móveis, vai investir US$ 25 milhões na construção de uma fábrica em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, com inauguração prevista para 2011. Dona de um faturamento mundial de 1 bilhão, a Häfele espera uma receita de R$ 60 milhões em 2010 com a operação de sua subsidiária brasileira, chegando a R$ 100 milhões em cinco anos. Presente no País desde 1998 com a importação de seus produtos, a Häfele quer, com a fábrica, diminuir o impacto do câmbio em suas operações. De seu portfólio de 60 mil itens, cerca de 500, especialmente dobradiças e conectores, serão produzidos no País.
Essa será a primeira unidade produtiva da Häfele instalada fora da Europa - a empresa tem outras cinco fábricas, quatro delas na Alemanha e uma na Hungria. A fábrica brasileira, além de atender ao mercado local, deve exportar para os países do Mercosul. "Estamos baseados no sudoeste alemão, mesma região da Bosch e da Porsche, que é um berço de empresas internacionalizadas", afirma Sibylle Thierer, presidente mundial da Häfele. "Escolhemos o Brasil porque o mercado de construção do País não para de crescer."
Sibylle veio ao Brasil na semana passada para acertar os detalhes da nova fábrica e inaugurar o primeiro show room brasileiro da Häfele em São Paulo, batizado de Design Studio, que custou R$ 5 milhões. "A ideia é mostrar a funcionalidade de nossos produtos a arquitetos, consumidores e indústria", diz Sibylle. A Häfele fornece seus produtos para uma extensa lista de clientes do ramo moveleiro, que inclui nomes como a Dell Ano, Todeschini, Etna, Kitchens, entre outros. A inauguração do show room conclui a primeira parte do plano de expansão da empresa, que começou com a ampliação de seu centro de distribuição, localizado em Piraquara. No total, o orçamento da empresa para investimentos no Brasil neste ano é de R$ 40 milhões.
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Descendente dos fundadores da Häfele, criada em 1923, Sibylle foi preparada desde cedo para trabalhar na empresa familiar: estudou marcenaria por cinco anos e depois se formou em pedagogia. Ao ingressar na Häfele, sua primeira tarefa foi ensinar aos funcionários da subsidiária americana o estilo de funcionamento do negócio da família.
Desde que assumiu a presidência da Häfele, em 2003, Sybylle adotou a estratégia de promover a marca, cujas ferragens foram usadas, por exemplo, na Ópera de Sidney e na suntuosa casa de Bill Gates, o bilionário fundador da Microsoft, por meio dos show rooms. Sob sua gestão, a Häfele montou esse tipo de loja em várias cidades, como Zurich e Nova York. Ainda em 2010 deve ser inaugurado mais um Design Studio em Curitiba e, no ano que vem, no Rio de Janeiro. "Todas essas cidades têm um grande potencial consumidor", afirma Sibylle.
Segundo ela, a cultura da Häfele tem como base uma visão de longo prazo, o que se aplica também a seus futuros negócios no Brasil. Para comprovar, Sybelle lembra que a Häfele teve apenas quatro presidentes desde sua fundação, há nove décadas. "Estamos investindo de olho tanto na demanda atual quanto na que o País deverá ter daqui a 10 ou 15 anos", afirma.