Notícias

Alemanha e França têm prazo para plano contra a crise

07 ago 2011 às 17:57

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, disseram neste domingo (7) que estão comprometidos com a implementação das medidas aprovadas por líderes europeus em uma reunião no dia 21 de julho.

Os dois líderes também ressaltaram que as medidas devem ser aprovadas pelos parlamentos francês e alemão até o final de setembro.


Na reunião de 21 de julho, líderes europeus concordaram em reestruturar a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês). De acordo com as medidas aprovadas, o EFSF terá poder para intervir no mercado secundário de dívida da zona do euro, a partir da análise do Banco Central Europeu, e para conceder empréstimos a governos que ainda não tenham recorrido aos programas de socorro da União Europeia.


Merkel e Sarkozy também elogiaram as medidas adotadas recentemente pela Itália e pela Espanha para reduzir seus déficits e acelerar a consolidação fiscal.


Neste domingo, os ministros das Finanças do grupo das sete nações mais industrializadas do mundo (G-7) e o Banco Central Europeu (BCE) realizaram teleconferências separadamente. Nessas reuniões, as autoridades discutiram a abertura dos mercados globais na segunda-feira, após a decisão da Standard & Poor''s de rebaixar a nota da dívida dos Estados Unidos, e a crise na zona do euro.

(As informações são da Dow Jones)


Continue lendo