Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em fevereiro em Curitiba

Alimentos e combustíveis elevam inflação para 0,46%

Redação Bonde
12 mar 2013 às 15:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aumento nos preços de alimentos e de combustíveis elevou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de fevereiro em relação ao mesmo mês de 2012 em Curitiba. A alta no mês passado foi de 0,46%, contra apenas 0,06% de fevereiro do ano passado. Houve recuo nos índices em relação ao mês de janeiro de 2013, quando o IPC foi de 0,79%.

O acumulado do ano de 2013 - janeiro e fevereiro - segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) registra inflação de 1,26%, bem acima dos 0,62% do mesmo período do ano passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Ipardes, os itens do grupo Alimentos e Bebidas tiveram a maior alta e foram os que mais contribuíram para a aceleração do IPC em fevereiro. O aumento no preço do tomate (24,42%) e na batata-inglesa (20,85%) foram os mais expressivos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Ao todo, segundo o Ipardes, 12 alimentos tiveram alta nos preços. Além do tomate e da batata-inglesa, repolho, cenoura, ovo de galinha, costela suína, alface, cebola, palmito em conserva, laranja pera, peito de frango e coco ralado industrializado pesaram no bolso do consumidor.


Ainda de acordo com o Ipardes, o preço da gasolina e do etanol - itens que fazem parte do grupo de produtos do Transporte - também foram responsáveis pela alta na inflação em fevereiro. A gasolina subiu 3,58% e o etanol (álcool combustível) 2,80%. Entretanto, houve queda no valor cobrado ao consumidor pelo automóvel de passeio usado (-1,4%), IPVA (-6,81%) e passagem aérea (-8,52%).

No grupo de Habitação, segundo o Ipardes, entretanto, houve queda de 0,57%, com destaque para o recuo de 3,93% na tarifa de energia elétrica residencial e de 0,78% a menos na taxa de condomínio. Neste grupo, os preços dos aluguéis residenciais ficaram mais altos, com avanço de 0,62%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo