O Ministério Público está investigando denúncia de que o paladar da nova bebida láctea Alpino Fast, lançada há três meses, não se parece com o chocolate Alpino. A estimativa de entidades de defesa do consumidor é que multa à fabricante - Nestlé - possa chegar a R$ 8,5 milhões.
A empresa também seria obrigada a mudar a embalagem ou até mesmo suspender a venda do produto. O problema seria a distribuição da bebida com o mesmo nome e embalagem do famoso e consagrado chocolate Alpino, acompanhado do aviso "Este produto não contém chocolate Alpino".
Segundo nota distribuida pela fabricante à imprensa, "o Alpino Fast tem, sim, em sua composição, além de outros ingredientes, a mesma massa do chocolate Alpino" e "o sabor do chocolate Alpino no produto Alpino Fast foi reconhecido por 92% dos consumidores entrevistados pelo Instituto Ipsos, antes do lançamento."
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Caso seja comprovada a diferença entre os dois produtos, o Ministério Público poderá propor ação civil pública para acabar com as irregularidades. Os consumidores poderão ser indenizados.
A denúncia partiu do blog "Coma com os Olhos" (comacomosolhos.com), do publicitário Itamar Taver, e passou a ser investigada pelo MP.