Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa

Alta do dólar esfria ânimo do comércio varejista

Agência Estado
05 out 2011 às 15:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A alta do dólar esfriou os ânimos dos empresários do comércio varejista, que agora apostam em um Natal com menor presença de importados, em comparação a anos anteriores. Este foi um dos fatores que levaram à quase estabilidade do Índice de Confiança do Comércio (Icec) de setembro (0,1%), na análise do economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e ex-diretor do Banco Central (BC), Carlos Thadeu de Freitas.

Para Freitas, as incertezas nas economias doméstica e internacional também tornam os empresários do setor mais cautelosos. "Houve uma piora nas expectativas. Temos hoje um medo maior de contaminação, na economia brasileira, da crise lá fora", avaliou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Mas ainda é cedo para saber se o atual quadro de estabilidade pode se configurar em uma tendência, na avaliação do economista da CNC, João Felipe Araújo. Mesmo com expectativa de crescimento em menor patamar do que o apurado no ano passado, o mercado de trabalho ainda segue operando em níveis elevados, historicamente. Isso, na prática, ajuda manter a demanda doméstica relativamente aquecida, na avaliação do economista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC

No entanto, Araújo fez uma ressalva. A projeção de vendas do comércio para este ano da entidade está oscilando para baixo. "Temos uma estimativa de alta de vendas entre 6% e 6,5% para este ano. Mas agora podemos dizer que está mais para 6% do que para 6,5%", afirmou. Em 2010, as vendas do comércio varejista apuradas pelo IBGE atingiram alta recorde, de 10,9%, contra ano anterior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo