A AmBev realiza amanhã uma campanha global de consumo responsável de bebidas alcoólicas. Batizada de Dia de Responsa - Be(er) Responsible Day, em inglês -, a campanha terá a participação dos 116 mil funcionários da companhia no mundo, sendo 30 mil no Brasil, na Venezuela, no Equador, no Peru, na Guatemala e na República Dominicana. O valor do investimento na ação não foi revelado, mas os aportes no Brasil fazem parte dos R$ 40 milhões previstos na área de sustentabilidade para 2010.
"Não nos interessa a margem ou o lucro obtidos no consumo excessivo de bebidas alcoólicas, não queremos volume no curto prazo. Queremos vendas e consumo consciente do nosso produto e o objetivo da ação é educar o consumidor", afirmou o diretor de Relações Socioambientais da AmBev, Sandro Bassili, em encontro com jornalistas hoje. Há dez anos, a AmBev organiza iniciativas desse tipo e em 2003 criou o Programa AmBev de Consumo Responsável, a partir das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas.
"O desafio do consumo responsável é global e não há uma regra padrão para combater o consumo nocivo de bebidas alcoólicas no mundo. Mas as responsabilidades institucionais são as mesmas: não vender bebidas com álcool a menores de idade, não beber e dirigir. Nesse ano houve a ''exportação'' das ideias brasileiras e estamos todos no começo de uma longa caminhada", disse o vice-presidente de Relações Corporativas da companhia, Milton Seligman.
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No mundo, a marca líder de cerveja de cada região da companhia deverá ser a "embaixadora" da campanha. No Brasil, a marca escolhida foi a da cerveja Brahma. Entre as ações previstas no País estão a colagem de cartazes em cerca de 20 mil pontos de venda estampados com o ex-jogador de futebol Cafu com a frase: "A regra é clara. Menor de idade não pode beber". Serão colocadas ainda placas em dez estádios de futebol que serão utilizados amanhã em jogos do Campeonato Brasileiro.
Haverá exibição de vídeos com mensagens do presidente mundial da AB InBev, Carlos Brito, e do presidente da AmBev, João Castro Neves, e a distribuição de pulseiras aos funcionários com frases alusivas ao consumo responsável. Também serão doados nove mil bafômetros nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e será lançado um novo site da companhia com foco na campanha.
Além disso, a AmBev anunciou o trabalho em parceria com quatro organizações não-governamentais (ONGs) para o desenvolvimento de projetos de consumo responsável em comunidades de baixa renda: Casa do Zezinho (SP), Unas Heliópolis (SP), Cufa (RJ) e Instituto Bola pra Frente (RJ).
As iniciativas da AmBev não devem parar amanhã. A empresa tem conversado com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a formulação de pesquisas sobre o setor de bebidas. A primeira, já finalizada, é sobre o álcool informal, que mostrou que 60% dos destilados consumidos no Brasil é informal.
A próxima, que não tem data para ser divulgada, será sobre o impacto econômico da cadeia de cerveja no Brasil. Além disso, a AmBev prepara para o dia 29 de novembro um seminário com representantes do governo brasileiro e de outras ONGs para mostrar o que já foi feito na área de consumo responsável com as quatro instituições parceiras.