A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará uma auditoria operacional nos sistemas de check-in das empresas TAM e Gol. Essa decisão foi tomada por causa dos recentes problemas apresentados nos procedimentos de emissão de bilhetes dessas duas companhias aéreas, informou a ANAC.
O problema mais recente, segundo a agência, ocorreu na manhã desta quinta-feira quando o sistema da empresa Gol apresentou instabilidade. Os impactos, no entanto, foram pouco significativos em alguns aeroportos, de acordo com monitoramento realizado pela agência. Na quarta-feira (31), Anac e Secretaria de Aviação Civil (SAC) terão uma reunião com executivos da Gol para que a empresa explique as causas dos problemas no check-in.
No começo da semana, a Anac havia notificado a Gol justamente por causa de problemas ocorridos no embarque. O sistema de check-in e de documentação de voos da companhia ficou inoperante das 9h30 às 11h de segunda-feira devido a uma falha técnica na infraestrutura de rede. Segundo a companhia, nesse período os processos de check-in e despacho dos voos foram realizados de forma manual. Uma semana antes, a TAM enfrentou problema semelhante.
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A ocorrência desta quinta-feira gerou nova notificação à empresa. A Gol tem prazo de dez dias, contados do recebimento de cada notificação, para apresentar à Anac comprovantes de prestação de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de voos. O descumprimento de regras do setor pode gerar multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro. Isso significa multa de até R$ 1,74 milhão por voo.