A companhia aérea Gol terá de dar explicações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a razão dos atrasos e cancelamentos de voos registrados desde o final de semana. Hoje, dos 588 voos domésticos da companhia previstos até às 17 horas, 316 (53,7%) registraram atrasos de pelo menos meia hora. Foram cancelados 73 voos (12,4%).
Entre as 25 partidas internacionais programadas, 11 (44%) sofreram atrasos. Nenhuma foi cancelada. Os cancelamentos e atrasos acima do normal refletem no índice total de partidas do País. No total, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 25,9% dos 1653 voos domésticos - equivalente a 428 - tiveram atrasos e outros 97 (5,9%) foram cancelados.
A companhia informou que alguns membros das tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitados de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. A Gol também ressaltou que o fim de semana foi atípico, que antecedeu o retorno de férias escolares.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em nota, a Anac informou que "está acompanhando a normalização da situação por parte da empresa e também fiscalizando o cumprimento da Lei do Aeronauta e da Resolução nº 141, que trata da assistência devida pela companhia aérea a seus passageiros". O passageiro que não for atendido pela empresa pode registrar sua queixa pelo número 0800 725 4445 ou pela internet, no site www.anac.gov.br/faleanac.